Portal Corumbá - Sua fonte de notícias na cidade de Corumbá

Domingo, 08 de Dezembro de 2024

Meio Ambiente

Resolução inclui ALEMS em Fórum Sul-Mato-Grossense de Mudanças Climáticas

De acordo com a Resolução, o Fórum tem caráter participativo e representativo.

Portal Corumbá
Por Portal Corumbá
Resolução inclui ALEMS em Fórum Sul-Mato-Grossense de Mudanças Climáticas
Foto: Wagner Guimarães / Arquivo ALEMS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (1) a Resolução Semadesc 67 de 2024, que aprova o Regimento Interno do Fórum Sul-Mato-Grossense de Mudanças Climáticas e dá outras providências, em que determina que entre os 20 membros do poder público, uma cadeira será destinada à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O deputado ou deputada a ocupar a vaga deverá ser escolhido entre os pares em plenário.

De acordo com a Resolução, o Fórum tem caráter participativo e representativo e será o espaço de debates acerca dos impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade, a sociedade, a economia e a infraestrutura, com vistas a formulação e implementação de políticas públicas com efetiva participação social.

Dentre o disposto na publicação, ao grupo de trabalho compete buscar, estudar e promover ações com medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a implementação da Lei da Política Estadual de Mudanças Climáticas, apoiar e facilitar a realização de pesquisas, estudos e ações de educação e capacitação, além de propor medidas que estimulem padrões sustentáveis de produção e consumo, entre outras responsabilidades – confira em detalhes aqui.

Leia Também:

Os membros irão compor um Conselho Deliberativo com um presidente, um vice-presidente e mais quatro membros notáveis convidados pelo Governo do Estado, além de uma Secretaria Executiva, a Plenária, um Comitê Técnico-científico e Câmaras Técnicas. Além dos 20 membros do poder público que irão compor o Fórum, serão escolhidos 20 membros da sociedade civil organizada, dez membros de universidades públicas e privadas, seis membros das Embrapas atuantes no Mato Grosso do Sul, dois membros da Fundação MS de Pesquisa e Difusão Tecnológica e dois membros da Fundect.

Segundo o Poder Executivo, a meta é tornar o Estado território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até o ano de 2030 e a ativação do Fórum vai contribuir para identificar as potencialidades e vulnerabilidades dos 79 municípios do Estado e consolidar as metas estabelecidas.

FONTE/CRÉDITOS: Fernanda Kintschne
Comentários:
Portal Corumbá

Publicado por:

Portal Corumbá

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!