A qualidade da educação em Mato Grosso do Sul ficou abaixo da média nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira) em todas as fases de ensino. Campo Grande também não atingiu a meta esperada.
A pontuação varia de 0 a 10, com base no número de alunos aprovados com o resultado obtido nas provas. Os índices em Mato Grosso do Sul e na capital sequer chegaram a 6. Confira abaixo.
Anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano)
- Média Brasil: 6,0
- Média Mato Grosso do Sul: 5,6
- Média Campo Grande: 5,3
Anos finais do ensino fundamental (6º a 9º ano)
- Média Brasil: 5,0
- Média Mato Grosso do Sul: 4,8
- Média Campo Grande: 4,8
Ensino médio (3º ano)
- Média Brasil: 4,3
- Média Mato Grosso do Sul: 4
Os dados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ), nesta quarta-feira (14).
A escala do Ideb vai de 0 a 10. O índice é composto de dois fatores:
- taxa de aprovação/fluxo escolar (porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino);
- notas do Saeb, uma prova de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.
O Ideb é composto por dados referentes à aprovação e reprovação dos estudantes (fluxo escolar), calculado a partir do Censo Escolar, e dados das médias de desempenho nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorrem a cada 2 anos.
Comentários: