Nesta quinta-feira (26), foi realizado o em Nova Lima (MG), o Side Event G20: Implementação Colaborativa de Políticas Públicas, uma parceria entre a Fundação Dom Cabral (FDC) e o Conseplan (Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento).
O evento teve como objetivo abordar os desafios para o desenvolvimento sustentável a partir de uma perspectiva colaborativa que envolve os setores público, privado e o terceiro setor.
Representando Mato Grosso do Sul, por meio da Segov/MS (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), estiveram presentes o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, o superintendente de Inteligência de Dados, Leandro Sauer e a coordenadora de Planejamento e Estratégia, Katyuscia Campos.
A iniciativa faz parte do T20, um grupo de trabalho do G20 que reúne think tanks (instituições que atuam como elo entre o conhecimento científico e acadêmico e as políticas públicas) e centros de pesquisa de diversos países para discutir temas como desigualdade, transição energética, governança global, entre outros.
O Presidente do Conseplan, Fabricio Marques, destacou que o evento é uma excelente oportunidade para a troca de experiências valiosas com profissionais que possuem vasto conhecimento e enfrentam desafios diários na gestão pública. Ele ressaltou a importância de todos que estão à frente dos desafios do Brasil e incentivou todos a aproveitarem ao máximo o evento.
Patrícia Becker, diretora de setor público da Fundação Dom Cabral, comentou que a FDC sempre equilibra teoria e prática, produzindo conhecimento enquanto está no campo, conhecendo empresas e colaborando com organizações do setor público, privado e do terceiro setor. Enfatizou a importância de trazer discussões relevantes no âmbito do G20, especialmente agora que o Brasil lidera e ocupa a presidência do grupo e mencionou a necessidade de apresentar casos práticos e promover debates sobre essas questões na área do planejamento e do desenvolvimento.
Para o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, a inclusão da agenda do G20 no encontro do Conseplan foi fundamental para fortalecer o planejamento público.
“O Conseplan, em parceria com a Fundação Dom Cabral, estabeleceu essa estratégia para demonstrar que não adianta pular etapas no setor público. Políticas públicas bem estruturadas começam com um bom planejamento. Abordar temas como liderança, governo digital e gestão de pessoas evidencia a complexidade do planejamento no setor público. Este evento foi extremamente importante, proporcionando muitos insights que serão incorporados em nossos processos de planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas”, destacou.
O encontro reuniu cerca de 300 líderes, especialistas e executivos para debater soluções pragmáticas aos desafios globais e locais em políticas públicas. E contou com a presença de diversos secretários estaduais e municipais de planejamento das 27 unidades federativas, além de prefeitos e grandes líderes do setor privado e do terceiro setor.
Este evento integra o encontro do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), que acontece entre os dias 25 e 28 de setembro na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima/MG, para discutir temas como planejamento focado na implementação, transformação digital, transição justa e governança global.
Conseplan
Criado em 2006, O Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan) é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como membros os titulares das secretarias de Planejamento dos Estados, do Distrito Federal e dos órgãos correlatos. O conselho atua como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas, participando da formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público. Seus encontros presenciais são trimestrais e sediados alternadamente entre as capitais de Estados.
Comentários: