A reinauguração do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Corumbá, aconteceu na noite desta quinta-feira (17/10) com uma Missa Solene, A celebração marcou a reabertura oficial do templo religioso após 45 dias de restauração. Os fiéis devotos se reuniram às 18h30 na Praça da Independência, em frente ao templo, para a oração do Santo Terço, que antecedeu a abertura simbólica da porta central e a entrada na igreja restaurada.
Missa solene com presença de autoridades religiosas
A celebração teve início às 19h, com a participação de padres da comunidade salesiana e da Diocese de Corumbá. Concelebraram a missa o administrador apostólico, Dom Francisco Biasin, e os padres Aldir da Silva, Jair Marques de Araújo, Osvaldo dos Santos, Vanderson de Souza Gomes (diretor da Comunidade Salesiana de Rondonópolis), Celso Ricardo (Pároco das Paróquias do Sagrado Coração e São José), Anselmo Cristofori (Diretor da comunidade religiosa dos Escalabrinianos e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima) e Júlio César Mônaco (Pároco da Catedral Nossa Senhora da Candelária).
O reitor do Santuário, padre João Neto, agradeceu o apoio de todos os colaboradores e destacou que a obra foi realizada com a contribuição da comunidade e da Missão Salesiana, sem uso de recursos políticos ou de emendas parlamentares.
Restauração resgata o valor histórico e artístico do templo
O Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, inaugurado em 1950 e tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1992, recebeu melhorias significativas durante a restauração. O reitor destacou que o objetivo da intervenção foi “trazer a valorização artística de uma igreja neogótica e neoclássica, transformando-a em um espaço mais acolhedor e digno”.
O templo abriga uma obra de arte esculpida em madeira, representando Cristo na Cruz em tamanho natural, criada pelo artista Burgos, amigo de Pablo Picasso.
Programação litúrgica e localização
O Santuário, localizado na Rua Dom Aquino, junto ao Colégio Santa Teresa, é administrado pela Diocese Salesiana de Corumbá. As missas ocorrem diariamente às 19h e, aos domingos, são celebradas três missas, às 7h, 9h e 19h.
Comentários: