Portal Corumbá - Sua fonte de notícias na cidade de Corumbá

Sabado, 19 de Abril de 2025

Policial

Indígena é morto em confronto na região de Antônio João

Cimi acusa atuação de policiais militares que teriam atirado no jovem

Portal Corumbá
Por Portal Corumbá
Indígena é morto em confronto na região de Antônio João
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma pessoa morreu nesta quarta-feira (18) em confronto registrado em território indígina Nhanderu Marangatu, no município de Antônio João. O jovem Neri Guarani Kaiowá, 23 anos, foi morto a tiros durante ataque à retomada dos indígenas na Fazenda Barra. Uma mulher também teria sido atingida na perna por disparos de arma de fogo e os barracos da retomada foram destruídos. A Força Nacional não estava em área.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o tiro que atingiu a vítima teria partido de policiais militares. Conforme os indígenas, atiradores “mercenários” estavam junto à PM durante o ataque realizado contra a comunidade.

Segundo a entidade, a violência contra os Guarani e Kaiowá começou na madrugada e seguiu pela manhã. A ação dos policiais gerou revolta entre os indígenas, que passaram a avançar para o local em que o corpo foi levado do indígena morto foi levado. Novos confrontos se estabeleceram, mas os policiais seguiram com a decisão de afastar o corpo dos Guarani e Kaiowá.

Leia Também:

Investigação

Segundo o governador Eduardo Riedel, o caso será investigado e uma equipe de perícia foi enviada ao local. Ele e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, concederam entrevista coletiva para comentar o acontecido na região de fronteira com o Paraguai.

“Lamentamos profundamente o episódio; tudo que a gente não queria era que isso acontecesse. Ontem (17), conversei bastante com a procuradora da FUNAI aqui. Claro que gostaríamos de evitar confrontos, mas, infelizmente, fugiu ao controle, e agora queremos gerenciar a crise para que não haja mais nenhuma morte”, disse o secretário.

Riedel disse que Mato Grosso do Sul tem buscado avançar em políticas públicas nas comunidades indígenas para o seu desenvolvimento. “É um tema complexo que estamos vendo aqui, que foge completamente a essa discussão. Essa discussão acaba estando dentro de um contexto muito sério no Brasil, que é uma relação não só internacional, mas de disputa de facções criminosas no Paraguai. A decisão é que o Estado garanta a segurança dessa família. Vamos cumprir a decisão judicial e garantir o acesso das pessoas a essa propriedade; esses ataques estão acontecendo, e a última coisa que queremos é qualquer tipo de confronto, principalmente que resulte em óbito ou feridos, como temos visto”, disse.

FONTE/CRÉDITOS: Rogério Vidmantas / Capital News
Comentários:
Portal Corumbá

Publicado por:

Portal Corumbá

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!