Depois de aproximadamente quatro meses de tempo seco, voltou a chover na região pantaneira, principalmente na área urbana de Corumbá.
A chuva teve início na madrugada e pode continuar durante toda a manhã desta quinta-feira, chegando a 13 milímetros de precipitação até o fechamento da matéria.
Após meses de convivência com baixíssima umidade relativa do ar e densa fumaça ocasionada pelas queimadas no Pantanal e na zona urbana, finalmente a umidade subiu para 80 por cento e os termômetros baixaram para a casa dos 21 graus Celsius, sendo que na tarde de ontem chegaram a marcar 34ºC.
A chuva trouxe alegria e esperança para todos. Em Miranda, onde os focos de incêndio se espalharam e provocaram interdição do tráfego na BR 262, também choveu e o trânsito retornou à normalidade, auxiliando brigadistas e bombeiros a controlar o fogo dominante dos últimos dias.
Em nota à imprensa, o meteorologista Natálio Abraão afirmou que a região não registrava chuva significativa há 108 dias, garantindo que na sexta-feira (amanhã), o frio será mais intenso.
Ontem o CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo de do Clima) já informava que o avanço de uma frente fria passa a influenciar o clima no Estado, com aumento na nebulosidade e chuvas, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste. As condições mais frias serão acompanhadas por um aumento na umidade e chuvas significativas, especialmente nas regiões do Pantanal e sul do Estado.
Até o próximo sábado (10), a previsão é de que as temperaturas mínimas caiam para temperaturas oscilando entre 6°C e 12°C, com a possibilidade de chegarem a 4°C em algumas áreas da região sul.
Comentários: